sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Executivosonline.com.br: -Prepare-se para um período de alta demanda




O final de ano é um período de ouro para grande parte dos empresários devido à proximidade de datas festivas, férias escolares, décimo terceiro, entre outros fatores que auxiliam no aumento da procura por seus produtos e serviços. O comércio, de maneira geral, é o setor que mais cresce nesta época, com especial ênfase para alimentos, móveis, eletrodomésticos e vestuário. Mas não é só esse setor que sente esse aumento, as indústrias automobilísticas, de telecomunicações e agências de turismo também têm seus volumes de vendas substancialmente aumentados.
No ano de 2010, o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio - Natal 2010, revelou que o comércio teve o melhor Natal comparado com os últimos seis anos, em que as vendas realizadas na semana dessa comemoração (18 a 24 de dezembro) cresceram 15,5% em todo o País, em comparação com a mesma semana de 2009. Em 2011, o Indicador Serasa Experian da Demanda das Empresas por Crédito aponta um aumento de 6,2% por empresas que procuraram crédito nos meses de agosto, em comparação com julho. Com relação a agosto de 2010, houve um aumento de 7,3% na demanda das empresas por crédito, e de acordo com os dados frente aos meses de 2011, a procura por crédito cresceu em 2,9% em agosto.Segundo o gerente de indicadores de mercado da Serasa Experian, Luiz Rabi, fatores como a maior quantidade de dias úteis, os preparativos para a produção visando as vendas de final de ano e o bom momento econômico vivido pelo setor de serviços (câmbio desvalorizado e robustez do mercado de trabalho), impulsionaram a procura por crédito. O economista explica que o terceiro trimestre é a época na qual as empresas se preparam para atender a uma expressiva demanda no quarto trimestre, em que há a proximidade de três acontecimentos importantes: dia das crianças (outubro), primeira parcela do décimo terceiro salário (novembro) seguido do Natal e da segunda parcela do 13° (dezembro). "Essa época de sazonalidade é boa para o comércio. As empresas estão apostando no cenário a curto prazo, o que indica a expectativa de crescimento."
Essa época de sazonalidade é boa para o comércio. As empresas estão apostando no cenário a curto prazo, o que indica a expectativa de crescimento nesse período"
LUIZ RABI, GERENTE DE INDICADORES DE MERCADO DA SERASA EXPERIAN
Prova desse preparo das empresas e preocupação em estar organizadas para as vendas é o crescimento na procura por crédito no setor de indústria. Segundo Rabi, as empresas precisam de capital para iniciar a produção de material e o aumento no mês de agosto no setor de comércio e serviços mostra que as organizações precisam de capital de giro para comprar os produtos das indústrias e, assim, oferecê-los aos clientes a partir de outubro. "O crédito é um antecedente da atividade econômica. A projeção para o fim do ano é de um crescimento entre 5% e 10%. Pode ser que não atinja essa expectativa devido à economia nacional, à crise existente aos juros do País, que, na média, estão mais altos. A diminuição no ritmo da economia reflete em todos os setores."
PLANEJAMENTO É A CHAVE PARA O SUCESSO NAS VENDAS
O aumento da demanda em épocas sazonais exige das empresas um bom planejamento para atender às necessidades do período. "O bom planejamento estratégico é algo feito com antecedência e não deve ser 'sangria desatada', talvez apenas ajustado a algumas poucas variáveis de previsão de demanda", explica o CEO da Elevartis®, empresa brasileira de desenvolvimento profissional e pessoal, Guilherme Rego. Caso a sua empresa ainda não tenha definido um Planejamento Estratégico, um Plano de Marketing, entre outros, está na hora de ver esses itens como ferramentas necessárias para possibilitar o crescimento de toda a empresa.

  Procurando emprego? acesse o nosso site !

O sócio-proprietário da Exclusivo Choperia, Luciano Braga, relata que eles desenvolvem seu planejamento com base em um comparativo anterior. Como parte disso, os sócios estão negociando com os principais fornecedores uma tentativa de estabelecer preços fixos de compra uma vez que garantirão exclusividade de volume de pedidos com eles. "Como sabemos que todo final de ano geralmente faltam produtos de qualidade no mercado, aumenta a demanda, há atrasos nas entregas e consequentemente todos os fornecedores elevam o preço de custo dos produtos; queremos nos antecipar aos problemas para evitar que isso aconteça."
"O bom planejamento estratégico é algo feito com antecedência e não deve ser 'sangria desatada', talvez apenas ajustado a algumas poucas variáveis de previsão de demanda"
GUILHERME REGO, CEO DA ELEVARTIS®
Com a proximidade do fim do ano, os executivos devem preparar sua empresa para atender a demanda com base em boas estratégias. Não há um manual pronto a ser seguido e, mesmo que houvesse um passo a passo, não é certo que a empresa atingirá a precisão das ações e volumes necessários. Isso se deve ao fato de existir uma variável muito dinâmica: "a mente do consumidor". Todavia, um bom planejamento permite a empresa chegar o mais perto possível do que acontecerá e, dessa forma, não haverá prejuízos por falta de produtos e serviços ou excesso de itens nos estoques.






regabilidade, empregos em blumenau, vagas em  blumenau,  executivosonline.com, empregos vale do itajai.com.br, agência de empregos em blumenau, consultoria, headhunting blumenau, search blumenau, executivos, vaga, emprego, santa catarina blumenau, executivos, vaga, emprego, santa catarina recursos humanos analista financeiro engenheiro civil comprador secretária assistente comercial marketing motorista auxiliar administrativo engenheiro assistente financeiro assistente administrativo financeiro enfermeiro técnico em segurança do trabalho gerente supervisor qualidade caixa nutricionista assistente vendedor advogado departamento







Nenhum comentário:

Postar um comentário